Fiat está de identidade visual nova

Não estranhe se você se deparar com a marca Fiat em nova roupagem visual: é que a marca passou a adotar um novo logotipo e uma identidade visual que faz referência aos anos 1990, destacando ainda a tradição ítalo-brasileira.

A ação faz parte do que a conceito publicitário define como rebranding completo da marca, que é a reformulação completa da identidade visual da Fiat, inclusive com nova versão da logomarca.

Para se ter ideia da extensão deste rebranding da Fiat, trata-se da maior mudança da marca desde 2006, quando fez a mudança para o emblema que traz a tipografia conhecida atualmente.

São três os pilares que a nova marca abrangerá: produto, experiência e comunicação.


Uma curiosidade de valor sobre esse reposicionamento visual da Fiat está no fato de que foi feita por um time brasileiro, de olho no mercado financeiro, mas sem se esquecer da história e origem italianas da marca.

Fred Battaglia detalha o processo criativo e as liberdades oferecidas pela matriz à operação brasileira. “O nosso portfólio é um portfólio muito local, né, Mobi, Argo, Toro, Strada, todos esses produtos não existem em outra região do mundo. Nenhum deles. Este portfólio nos faz ser uma coisa um pouco diferente da própria marca na Europa, que é muito baseada na gama do 500.“. 

Disse mais, o Bataglia: “Somos a mesma marca, somos uma marca com raízes muito próximas, mas há uma diferença de portfólio muito grande. Então houve uma liberdade grande. Somos sortudos de ter podido fazer um trabalho desses, tão intenso e profundo de uma marca”.

Nova “tagline” Fiat

A Fiat apresentou ainda sua nova tagline: “Fiat. A paixão move”, que substitui a antiga “Movidos pela paixão”. Segundo a fabricante italiana, a ideia é transmitir uma marca que está conectada com o novo comportamento do consumidor, e com as suas necessidades dele.

Foi o próprio diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Brasil, Fred Battaglia, que destacou essa intenção: “O tagline foi a última coisa desse ano. Passamos por pelo menos mais 100 frases e a gente achou que essa tinha muitas características positivas, seja de resgatar o que a gente já tinha comentado no passado, seja na paixão, que é algo que fez parte do processo e é muito característico da Fiat. E no final ele coloca um ponto de referência no consumidor e não na gente. E é sobre isso que a gente quer trabalhar”.

E aí, gostou desta novidade sobre a nova identidade visual da Fiat? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Fiat aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!