O novo Fiat Scudo 2023 chega ao Brasil nas versões Cargo e Multi a combustão e uma novidade elétrica, o e-Scudo. A Fiat manteve a simplicidade e eficiência necessária para veículos deste segmento. Confira as versões, preços e itens de série da Scudo 2023.

As opções Cargo e Multi com motores térmicos virão importadas do Uruguai e a elétrica virá da Europa. A venda com o carro nas lojas começará no dia 1° de agosto. 


Visual do Fiat Scudo 2023


A aparência externa não nega semelhanças com suas irmãs do grupo Stellantis. A van italiana mudou principalmente a dianteira, com faróis principais se estendendo até as laterais e uma grade mais pronunciada de plástico preto com faróis de neblina circulares nas extremidades e o logotipo da marca totalmente escrito seguindo o design atual. 

Nas laterais, o Fiat Scudo 2023 apresenta contornos bem pronunciados, pequenas setas e uma moldura de plástico preto na base das portas. As rodas são de aço de 16 polegadas e o plástico sem pintura também aparece nos espelhos retrovisores e nas maçanetas das portas.

Por fim, a traseira conta a logo da Fiat à direita e o nome “Scudo” do lado oposto, onde ficam localizadas a maçaneta de abertura do porta-malas, a luz de freio na parte superior e a placa.

O modelo mede 5.309 mm de comprimento, 1.920 mm de largura, 1.935 mm de altura e 3.275 mm de entre-eixos.

O Fiat Scudo 2023 tem volume de 6,1 m³ e capacidade de carga de até 1,5 tonelada, podendo também transportar itens de até 2,8 metros de comprimento.

Além disso, a Fiat dá um destaque especial para a altura da van, que tem o tamanho perfeito para diversas atividades em espaços urbanos, incluindo entradas subterrâneas e garagens, como em shopping centers.

Buscando oferecer acesso facilitado à área de carga, a porta tem uma abertura de 180 graus e deslizante. A segurança é garantida pelo travamento central das portas remotamente.

Interior 


Por dentro, o painel frontal e os painéis das portas são 100%  o que muda é o logo da marca no centro do volante, que estranhamente mantém a versão antiga com o escudo vermelho e o nome Fiat em destaque.

Por ser um veículo para fins comerciais, o furgão Scudo 2023 foi pensado para garantir o bem-estar e comodidade de quem vai utilizá-lo durante uma longa jornada de trabalho. Por isso, o modelo possui diversas configurações como um apoio de braço para o motorista, assento e volante ajustáveis, posição de condução elevada e airbags para o motorista e os dois passageiros.

Seu catálogo de equipamentos inclui piloto automático e alarme de fadiga, elementos essenciais para o conforto e segurança no trabalho. O segundo exibe um aviso no painel se o motorista estiver dirigindo continuamente por mais de duas horas e a uma velocidade superior a 65 km/h.

Neste segmento, os controles ficam mais próximos ao motorista para deixar a direção mais prática, com alavanca de câmbio próxima ao volante, botões de fácil acesso no painel e controles para os vidros e retrovisores em uma posição estratégica na porta.

O computador de bordo possui um display digital central de 3,5 polegadas para informações como velocidade, bateria, sistema de segurança em funcionamento, consumo e mais. A cabine também tem 42 litros de espaço de armazenamento, incluindo um sob o banco do passageiro.


e-Scudo - A versão elétrica


A versão elétrica do furgão 2023 é o primeiro modelo de negócios 100% elétrico da marca italiana no mercado brasileiro. O e-Scudo será vendido na versão Cargo.

A van 2023 conta com baterias de íon-lítio de 75 kWh que produzem 136 cv e 26,5 kgfm de torque instantâneo. Além disso, possui a maior autonomia de 330 km da sua classe. A carga da chega a 80% em apenas 48 minutos. 

Alguns dos benefícios do motor elétrico incluem um passeio mais suave, sem ruído ou vibração. Outra vantagem é que a van não emite CO2.

Possui multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel digital e câmera traseira de 180º. Também tem alarme de pressão dos pneus, faróis automáticos, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico e o motorista ainda poderá escolher entre três opções de condução.

O modo "Eco" garante uma melhoria no consumo de energia, o modo "Normal" assegura um melhor compromisso entre autonomia e desempenho, e o modo "Power" favorece a performance com potência e torque máximos.


Motorização


O Fiat Scudo conta com motor 1.5 BlueHDi quatro cilindros turbo diesel de 120 cv e 30,5 kgfm de torque apenas nas versões Cargo e Multi. A tração é dianteira e a força é garantida por uma caixa de transmissão manual de seis velocidades. O consumo urbano divulgado pelo Grupo Stellantis fica em 12,4 km/l.


Fiat Scudo 2023 – versões

Confira a gama completa do Fiat Scudo 2023, que chegou em duas opções convencionais e uma novidade elétrica:

  • Fiat Scudo Cargo 2023

  • Fiat Scudo Multi 2023

  • Fiat e-Scudo Cargo 2023


Itens de série

De série, o Scudo Cargo traz controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, luz diurna alógena, faróis com regulagem de altura, luz de neblina, indicador de fadiga, chave canivete, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste de altura.

Além de ter todos os itens da versão a combustão, o e-Scudo ainda conta com central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. 

Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas.