A Fiat fez um anúncio, há poucos dias, que chacoalhou o mundo automotivo: a partir de 2027, a montadora italiana terá somente modelos elétricos em seu portfólio europeu!
É isto mesmo: a Fiat acaba de anunciar que somente fabricará veículos à combustão pelos próximos três anos na Europa.
Vale lembrar que a marca italiana já havia sinalizado que seu portfólio passaria por uma alteração a partir de 2025, mas não havia ainda informado a data mais precisamente.
Agora, a Fiat somente comercializará veículos elétricos no continente europeu a partir de 2027, e provavelmente esta decisão refletirá em todas as marcas do grupo Stellantis, como é o caso da Citroën e da parceria Fiat-Abarth.
Com isto, modelos europeus como o Fiat 500 e o Panda deixarão o mercado em sua configuração atual para passar a ser 100% elétricos em breve.
O próprio motor 1.5 Firefly com MHEV, que é usado pela Fiat e pelo grupo Stellantis, será aposentado mesmo na configuração híbrida – pelo menos no mercado europeu.
Existe uma expectativa de lançamento já em 2022 de um novo Fiat totalmente elétrico baseado no Centoventi (projeto conceito 100% elétrico da marca italiana apresentado em 2019).
Enquanto isso não acontece, a Fiat mantém o foco nos seus três carros elétricos que já estão no mercado europeu: o e-Ducato e e-Scudo e o e-Ulysse.
Já para o mercado brasileiro, o Grupo Stellantis não confirma nada novo, pelo menos referente a modelos 100% elétricos.
O foco da antiga PSA, como também de diversas outras montadoras, é de adequar o país gradualmente a modelos híbridos, fazendo com que a estrutura de postos e pontos de recargas se desenvolva e esteja preparado para o lançamento de modelos totalmente elétricos nos próximos anos.